quinta-feira, 11 de julho de 2013

Vendas de material de construção caem 8% em junho


Setor sofreu com ondas de protestos que fecharam o comércio em todo o país A Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) divulgou nesta terça-feira, 02 de julho, os resultados de sua pesquisa mensal que indicou que as vendas do varejo de material de construção retraíram 8% no mês de junho com relação a maio. Na comparação junho de 2013 X junho de 2012, no entanto, a retração é de 4%. 
Tivemos queda de vendas em todo o país em praticamente todos os segmentos, exceto metais sanitários. As regiões Sul e Sudeste foram as que mais sofreram com a redução de vendas e os dados vêm de encontro ao atual momento pelo qual o país está passando. A onda de protestos que aconteceram pelo Brasil fez com que o comércio fechasse as portas por vários dias e acabou assustando o consumidor, que optou por adiar as compras principalmente nos grandes centros urbanos, explica Cláudio Conz, presidente da Anamaco. Conz, no entanto, acredita que o comércio vai se recuperar dos índices negativos já no mês de julho. 
Acreditamos que essa retração das vendas criou o que chamamos de efeito barriga. O consumidor adiou as compras, que devem ser efetivadas ao longo do mês de julho. Quem está construindo ou reformando geralmente tem urgência em finalizar o que já começou. Então é questão de tempo, completa. 
Com os resultados obtidos em maio, o setor de material de construção ainda apresenta um crescimento positivo de 1% no acumulado dos últimos 12 meses, porém na comparação 2013 sobre 2012, desempenho foi estável. 
Continuamos projetando um crescimento de 6,5% para este ano, pois a renda e o emprego ainda estão crescendo e a inflação de materiais de construção, medida pelo INCC até maio, apresentou uma variação positiva de 3,08% no ano, diz. 

Fonte: Anamaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário