segunda-feira, 26 de agosto de 2013

C. Rolim é case de mercado no setor

Fonte: Diário do Nordeste


Redução de 4% do custo direto da obra e de dois a quatro meses no tempo de execução, além da diminuição de qualquer tipo de desperdício. Estes são alguns diferenciais trazidos com a implantação do sistema de construção enxuta, o Lean Construction, operado nos canteiros de obras da construtora cearense C. Rolim Engenharia. Na prática, as novas formas de gerenciamento de produção na construção civil promovem o aumento da eficiência das atividades que agregam valor através de melhorias contínuas e novas tecnologias.

"Desde 2004, toda a empresa trabalha dentro dessa filosofia. Diariamente, utilizamos os seus conceitos, o que no fim representa 20% a mais na margem de resultado de cada empreendimento. O DNA da empresa é inovação e tecnologia", destaca o diretor Técnico da C. Rolim Engenharia, Marcos Novaes.

Pesquisa
Ele explica ainda que para cada empreendimento construído, ainda na fase de pós captação do terreno, é realizada uma pesquisa de mercado para conhecer melhor as necessidades do público que se deseja atingir. "Costumamos entrevistar pelo menos 400 pessoas. Nossa preocupação é justamente desenvolver projetos que agreguem valor aos clientes. Quando se fala em residenciais, o que as pessoas mais querem hoje é um empreendimento com boa estrutura de academia, segurança e ampla área de lazer para a família", afirma. Os conceitos de produção enxuta surgiram na década de 50, na indústria automobilística.

Mudança de paradigma
O Sistema Toyota de Produção (STP) mudou os paradigmas da administração da produção, trazendo à tona ideias simples e inovadoras, baseadas em um objetivo comum: aumentar a eficiência pela eliminação consistente e completa de desperdícios. A referida filosofia irá direcionar os investimentos, trabalhando na melhoria contínua dos processos administrativos e operacionais, ofertando assim valor para os clientes, através da busca da perfeição.

Tudo isso, de maneira objetiva e sem desperdícios. No intuito de se adaptar para a indústria da construção civil as novas formas de gerenciamento da produção do STP, o pesquisador Lauri Koskela buscou, em 1992, construir uma teoria que contemplasse tais conceitos, na qual batizou de "Lean Construction".

Economia
4% é a redução do custo direto da obra com a utilização do sistema de construção Lean Construction, operado nos canteiros de obras da construtora cearense C. Rolim Engenharia. O tempo de execução também pode ser diminuído em até quatro meses

LEAN CONSTRUCTION
Sistema é divulgado inclusive fora do País
A C. Rolim Engenharia tem inclusive disseminado o seu conhecimento de Lean Construction em eventos pelo restante do Brasil e até em outros países. Recentemente, Novaes esteve na Universidade de Salford, na Inglaterra, onde está situado o maior centro de gestão em Engenharia do mundo. Durante o evento Industry Transformation Day Event, falou sobre as práticas adotadas nos empreendimentos cearenses. Para novembro, entre os dias 3 e 5, está programada a sua ida à Lima, no Peru, onde falará a profissionais e empresários do ramo da construção civil sobre a experiência desenvolvida nos canteiros de obras da C. Rolim.

Em 32 anos de mercado, a C. Rolim já entregou 500 mil metros quadrados em área industrial e outros 400 mil metros quadrados em empreendimentos imobiliários. Hoje, a empresa gera 800 empregos diretos e mais 1.600 indiretos.

Empreendimentos
Atualmente, a construtora possui em andamento a edificação de 10 torres. O próximo empreendimento a ser entregue é o Bossa Nova, em dezembro. Também estão em obras os empreendimentos Paço Verde; Paço das Águas; Lumni; e o mais recente lançamento, o Paço dos Pássaros, previsto para 2014.

Fonte
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1052226

Nenhum comentário:

Postar um comentário