segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Quartos e Closets para dormir, relaxar e até trabalhar


O conforto é o item mais importante na decoração de um quarto. A área íntima, dedicada ao relaxamento e descanso diário, pede móveis que combinem com o perfil do dono do quarto. Nesse quesito, não importa quantos metros quadrados se têm a disposição, o importante é pensar em detalhes que tragam estilo e praticidade. “Como há variedade de cores, padrões, tipos de materiais, optei por móveis planejados para decorar o quarto”, diz a professora Maria Elzi Hilgemberg.

Ela explica que havia pedido orientação a uma consultora de Feng Shui (filosofia chinesa que busca a harmonia dentro do ambiente), que a aconselhou a não incluir elementos como espelhos e vidro no quarto. “A profissional sugeriu também que não deixássemos a cabeceira da cama muito próxima à parede. Levei essas ideias à loja e os projetistas me apresentaram soluções que entraram em sintonia com o que eu buscava”, conta Elzi, que optou pelos móveis da Marel, incluindo armário, um balcão para a tevê de LCD, a cabeceira e dois móveis laterais de apoio. As cores escolhidas criam um contraste com dois tons de amadeirado. “Essas cores combinam com o piso laminado e também com uma pequena mesa de leitura, que eu e meu marido fazíamos questão de ter no quarto”, justifica.

O projeto de Elzi segue linhas mais tradicionais de móveis, mas o mercado atende a outros tipos de projetos. A designer responsável pela área de relacionamento com arquitetos da franquia da Florense do bairro Água Verde, Mariana Sokoloski, afirma que o uso de vidro e espelho nos projetos de dormitórios é um pedido constante. “Muitas vezes trabalha-se com os padrões de madeira mais clássicos, ou mesmo o branco, e se investe em uma porta de espelhos ou vidro refletivo”, diz. 

Outra tendência apontada por Mariana são as microtexturas na superfície. “O tato é um importante sentido na escolha dos móveis. Quando se tem textura, há uma sensação maior de aconchego”, diz. 

Internamente, os móveis planejados para quartos permitem a divisão do espaço dos armários de acordo com o perfil do consumidor. “O número de gavetas, os espaços para pendurar ternos, vestidos longos e para guardar roupas de cama e banho são adaptados, não há um modelo único”, aponta a projetista da franquia da Neumann em Curitiba, Belenice Klimiuk.

Um bom projeto de iluminação também ajuda a compor os móveis planejados nos quartos. É possível embutir a iluminação em alguns painéis e há móveis com iluminação interna com led. Ao abrir os armários, as luzes acendem. 

Com a tecnologia constante no cotidiano, os projetos de quartos planejados permitem embutir tevês de LCD ou plasma na parede e têm espaço reservado para computador, videogames e outros eletrônicos. 

A dona de casa Jeanine Nas­cimento programou uma reforma no quarto do filho de 35 anos e incluiu bastante espaço para os itens tecnológicos. A solução para a tevê foi um painel na parede. “Como ele usa laptop, há uma bancada para que ele possa trabalhar com conforto”, diz. 

Belenice foi a responsável pelo projeto e afirma que é um quarto que prima pela sobriedade nas cores, remetendo à natureza. “A ideia foi compor o quarto contemporâneo, com móveis revestidos com lâminas que procuram trazer os veios da madeira natural”, afirma. O toque de modernidade fica por conta do espelho em um móvel com gavetas grandes. “O espelho é um elemento que traz a sensação de amplitude ao espaço e deixa o projeto sofisticado, especialmente por ser combinado com iluminação embutida”, afirma Belenice. 

Jeanine conta que pensou em procurar móveis soltos para compor o ambiente, mas teve receio de não conseguir encaixar todas as necessidades no quarto, que tem 15 metros quadrados. “É um quarto de tamanho médio, mas queríamos colocar uma cama de casal, um armário com bastante espaço e ainda a tevê. Sem um projeto planejado ficaria difícil”, afirma. 

Para os pequenos

Os menores quartos das residências costumam ser ocupados pelas crianças. Daí a utilidade dos planejados na decoração de quartos infantis, que precisam contemplar espaços para brincadeira e estudo. Outra vantagem de um projeto planejado para os pequenos é a possibilidade de adaptar os produtos conforme as crianças mudam de fase. “A partir do momento que a criança passa a usar cama, é possível pensar em um quarto com móveis planejados, que acompanhem o crescimento. Eu indico investir em cores sóbrias nos armários principais e incluir painéis, nichos e outros elementos mais lúdicos e coloridos”, diz o arquiteto da loja da Todeschini do bairro Alto da XV, Alexandre Squarça. 

Ele é o responsável pelo projeto dos móveis de um apartamento para uma família com duas crianças em fase de alfabetização. “Há um padrão da marca que imita uma lousa verde, no qual se pode escrever com giz. Incluí uma faixa horizontal acompanhando quase todo o quarto e também em um móvel frontal, que pode ser usado em momentos de estudo e lazer”, explica. 

A adaptação desse quarto para quando as crianças crescerem um pouco necessitará da substituição desses painéis por outro modelo ou mesmo por um papel de parede. “Como o armário é branco e com linhas retas, não precisará ser substituído tão cedo”, afirma Squarça.

Outra boa opção para crianças são os beliches, para quando é necessário acomodar duas ca­­mas, ou mesmo adaptar uma bancada de estudos ou um armário para guardar brinquedos ou roupas na parte inferior da cama. “Para as meninas, especialmente na adolescência, uma boa opção é ter uma bancada como penteadeira e bastante espaço para acessórios”, diz Belenice Klimiuk, da Neu­mann. 

Se houver portas de vidro ou acrílico pode-se usar adesivos com motivos que agradem a criança. A medida que ela cresce, substitui-se esse elemento e o quarto ganha outros ares. 

O sonho das roupas organizadas

Um sonho para as mulheres, os closets facilitam a arrumação dos armários e a troca de roupas. O conceito do cômodo permite que ele seja instalado tanto dentro do quarto, quanto em um ambiente anexo. Para quem divide a área de dormir com outra pessoa, o closet significa privacidade. Com ele, quem sai mais cedo de casa não precisa incomodar a outra pessoa ao acender luz ou abrir e fechar portas e gavetas para se arrumar.

Nos closets separados dos quartos é possível optar por armários com ou sem portas. Na segunda opção há necessidade de manter a organização impecável, mas o ganho é conseguir visualizar todas as opções de roupas disponíveis. “Se o closet for integrado ao quarto, fica muito interessante investir em uma porta de passagem com vidro e perfil em alumínio”, afirma a designer da franquia da Florense no Água Verde, Mariana Sokoloski.

A professora Laucimara Almeida priorizou o closet no projeto de interiores de sua casa. O marido é fã de moto e esqui e precisava guardar os equipamentos e roupas para essas atividades. Ela gostaria de organizar melhor os sapatos, bolsas e maquiagens. Os móveis, projetados pela franquia da Todeschini no Xaxim, têm dois amplos armários com portas com espelho. “Como um fica de frente para o outro, consigo enxergar como ficou a roupa no corpo em todos os ângulos. É muito prático para o dia a dia”, afirma. 

Laucimara tem um pufe no closet para poder sentar e calçar os sapatos. O objeto serve também para o momento da maquiagem. “A escolha dos acessórios de um closet depende da necessidade de quem o usa. Na hora do projeto é importante pensar na rotina daquela família”, alerta o diretor da Formaplas, Daniel Ribeiro. 

As divisões mais usadas para deixar o espaço prático e funcional incluem cabideiros na parte superior, para camisas e casacos; espaço para organizar as calças na parte inferior; prateleiras de diferentes tamanhos, para acomodar camisetas, blusas, toalhas e outros e gavetas para roupa íntima, pijamas e acessórios. “Há gavetas com divisórias específicas para guardar joias, relógios, lenços e maquiagem. Tudo para facilitar a localização dos produtos”, diz Ribeiro. 

Além do uso tradicional de painéis de madeira (MDF ou MDP), há closet projetados em aço com revestimento plastificado. São modelos conhecidos como closet ventilado ou arejado. As peças são vazadas e é possível trabalhar com portas deslizantes para fechar tanto um ambiente, quanto a frente dos armários. “Essa é uma solução para diminuir o surgimento de bolor nos armários, causado pela umidade, ajudando no controle das doenças alérgicas, como a rinite e sinusite”, diz a gerente da franquia Closet e Cia em Curitiba, Katerine Brunnquell Campagnoli.

Independentemente do tipo de closet, Katerine recomenda que o cômodo tenha uma janela que fique aberta ao menos um período do dia, para que haja troca de ar, evitando o aparecimento de mofo.


Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/guiacasa/moveisplanejados/conteudo.phtml?tl=1&id=1037760&tit=Para-dormir-relaxar-e-ate-trabalhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário