segunda-feira, 16 de julho de 2012

ÁGUA VIRTUAL, GOSTO REAL


Por: Debora Spitzcovsky
Fonte: planetasustentável.abril.com.br/blog

Quando se fala emconsumo de água, a maioria das pessoas pensa logo no recurso que usamos para beber, fazer nossa higiene, cozinhar e limpar a casa. Mas existe, ainda, um outro tipo de consumo de água, invisível. É o que os especialistas chamam deÁgua Virtual – ou, em um português mais claro, a água que é usada naprodução de tudo aquilo que já compramos “pronto”, como roupas e alimentos.
Quando servimos um quilo de carne no jantar, por exemplo, também estamos colocando na mesa 15.497 litros de água, segundo a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Isso porque há muita água virtual inclusa no processo de produção da carne. Por exemplo, a água que os bois bebem e, ainda, a que é utilizada para cultivar o alimento desses animais e para limpar seus dejetos.
O mesmo acontece com os bens de consumo, como uma calça jeans, um lençol ou uma camiseta de algodão. Pouca gente sabe, mas o cultivo dessa planta utiliza água de modo intensivo, o que faz com que, ao vestir uma calça jeans, nos “encharquemos” com 11 mil litros de água.
Veja, abaixo, mais alguns exemplos do consumo de água virtual:
– Um carro de passeio gasta 14.800 litros de água até chegar na concessionária;
– Um litro de etanol precisa de 7.700 litros de água para ser produzido;
– Cada jornal que lemos de manhã necessita de 550 litros até chegar na nossa mão;
– Um litro de suco de laranja gasta 3.700 litros de água para ser produzido;
– Uma ameixa consome 1.612 litros de água e uma cereja, 1.543 litros, até chegar no supermercado;
– Um quilo de salsicha gasta 11.535 litros durante sua produção e um quilo de carne de porco, 6.309 litros;
– Um lençol de algodão “bebe” 10.600 litros até ser estendido na sua cama e uma camiseta de algodão, 2.900 litros;
– Um hambúrguer precisa de 2.400 litros de água até chegar na sua mesa e um copo de cerveja, 75 litros.






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