quinta-feira, 12 de julho de 2012

A importância dos FORNECEDORES

Autor: Flávia Alves de Brito Lacerda
Fonte: Gestão da qualidade

Precisamos compreender a importância dos fornecedores e estabelecer uma relação sincera e verdadeira com eles.



Antes de discutirmos a importância dos fornecedores, vamos conhecer dois conceitos essenciais: processo e fornecedor.
Processo é um conjunto de atividades feitas para gerar produtos/serviços que atendam às necessidades dos clientes ou usuários.
Fornecedor é qualquer entidade, pessoa ou setor que fornece insumos (produto, serviço, tecnologia ou informação) ao processo em questão. Pode ser externo ou interno.
Quem é o responsável pela qualidade dos produtos e serviços prestados pela sua empresa? 
Para entregar um produto ou prestar um serviço, as empresas usam insumos – que podemos simplificar chamando de componentes – vindos de fornecedores. Veja o seguinte caminho, desde os fornecedores até o usuário:


Fornecedores - Insumos - Processo - Produtos/Serviços - Clientes/Usuários


Os fornecedores externos, assim como a força de trabalho (fornecedores e clientes internos), são importantes para o resultado final: cliente atendido, satisfeito e fidelizado. Vamos tratar inicialmente de fornecedores externos.
Precisamos compreender qual o papel dos fornecedores dentro da nossa empresa. Que tipo de relação devemos ter com fornecedores para que tenhamos um melhor resultado? Qual a real importância deles no nosso processo?
Veja os itens a seguir para entender melhor como estabelecer essa relação.
Tenha uma relação sincera e verdadeira com seus fornecedores;
Compartilhe suas necessidades, expectativas, problemas e medos desde o primeiro contato com ele;
Mostre a importância dele no processo da sua empresa;
Defina em conjunto critérios de qualidade para um bom fornecimento;
Mantenha-se informado sobre o que ficou estabelecido pelas duas partes e aja com objetividade;
Dê retorno constante sobre o que está percebendo, tanto positivo quanto negativo. 


Lembre-se de que o fornecedor é um fator crítico de sucesso dos seus produtos e serviços, ou seja, inclua-o com carinho no seu negócio. Você e seus fornecedores só têm a ganhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário