sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sistema Woodframe


Casa conceito da Tecverde é construída na fábrica e pode ser comprada pela internet

A empresa de Curitiba Tecverde, especializada na construção de casas sustentáveis, recebeu na última semana o prêmio internacional Hermès de l'Innovation 2011, concedido na França pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas e o Clube de Paris de Diretores de Inovação. A premiação foi um reconhecimento pelo uso da tecnologia woodframe.


O sistema construtivo consiste na fabricação industrial das paredes, lajes e coberturas. Dentro da parede, uma estrutura em madeira autoclavada protege a estrutura de cupins e umidade. As duas faces da parede são fixadas com chapas estruturais de OSB. Já a face externa recebe chapas de cimento que podem receber quaisquer tipos de revestimento (tijolos, pintura, texturas e cerâmicas). Todas as estruturas recebem isolamento térmico e acústico.
No Brasil, a Tecverde utiliza madeira de reflorestamento. Para se adaptar às normas e à cultura do País, a tecnologia foi tropicalizada: as estruturas receberam reforço contra umidade e as paredes ficaram mais robustas para possibilitar a fixação de móveis.

Casa conceito
A casa conceito da Tecverde, o Cocoon, tem 18 m² e pode ter seu projeto adaptado. O Cocoon possui dois cômodos que adquirem funções diversas: uma sala-cozinha que pode também ser quarto, escritório e lavanderia, além de um banheiro. De acordo com a empresa, o projeto é baseado nas arquiteturas navais japonesas, que conseguem aproveitar os pequenos espaços.
A casa conceito também recebe um sistema de automação de câmeras, sistema de segurança e iluminação por celular, isolamento térmico e acústico integral, iluminação LED e painéis solares para aquecimento de água. Existe a possibilidade de ser instalado um sistema de reaproveitamento de água e tratamento de esgoto, caso não existe conexão com a rede normal.
Além de ter sido produzido e montado na própria fábrica da empresa, o Cocoon também recebeu seus móveis e equipamentos no local. A idéia da Tecverde é que as casas sejam escolhidas pelos clientes pela internet e instaladas em seu terreno em até 15 dias. O novo conceito ainda passa pela fase de testes, e deve ser comercializado a partir do ano que vem.
A decoração exterior do modelo em exposição é do artista plástico André Mendes. O Cocoon poderá ser visitado em Curitiba, no pátio da loja Tok&Stok, até o dia 24 de maio. A entrada é gratuita e o local fica aberto das 9h00 às 20h00, na Rua Capitão Souza Franco, 753.


Nenhum comentário:

Postar um comentário