segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Opção sustentável na construção civil


Fonte: Universidade da Paraíba
Tijolo de terra prensada pode ser utilizado na construção de casas
A modernização da forma de prensagem da terra e sua mistura com outros elementos criaram blocos de concreto de terra, material alternativo para o campo da construção. Estes blocos consomem menos energia, poluem menos e geram menor quantidade de detritos.
O concreto de terra é composto pela terra crua estabilizada com cimento, prensada, formando blocos, que servem como tijolos para a construção de casas.  Esta técnica é resultado de uma pesquisa apresentada pelo Departamento de Tecnologia de Construção Civil, da Universidade da Paraíba.
O uso desses blocos pode ser uma alternativa para reduzir o problema da desertificação no Nordeste Brasileiro, decorrente do uso da vegetação local como combustível para a produção de materiais pela indústria de tijolos cerâmicos. 
A qualidade dos tijolos prensados faz com que ele possa ser usado em construções de até três andares, dependendo do tipo da terra, umidade de moldagem, prensa, tipo e percentagem de estabilizante, e cura, e devem passar por teste de resistência, que podem ser aplicados de duas formas: de resistência à tração indireta e de resistência à compressão.
Pesquisa 
A pesquisa sobre os blocos de concreto de terra é resultado de um estudo em conjunto dos professores Normando Perazzo Barbosa, da Universidade da Paraíba, Roberto Mattone, da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Torino, na Itália, e  Ali Mesbah, pesquisador do Laboratório Geomaterial, da Escola Nacional de Obras Públicas do Estado, na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário