quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Reciclagem de entulho reduz os custos nas construções


Fonte: CBIC
Material reciclado ajuda a preservar o meio ambiente
A construção civil quase não utiliza materiais recicláveis atualmente, mas as políticas internas das empresas estão, cada vez mais, tentando mudar essa realidade. A iniciativa vem dando bons resultados em alguns estados.
Estudos que viabilizam a reciclagem estão sendo feitos como alternativa econômica para diminuir o preço do produto final, sem comprometer a qualidade e a segurança.
O material reutilizado começa a ser um grande aliado das empresas, reduzindo custos e preservando o meio ambiente. A redução de custos para as empresas pode ser aliada à diminuição de danos ao meio ambiente com a redução de dejetos.
A construção civil ainda é o maior responsável pela produção de resíduos sólidos e detritos, que vão para o aterro sanitário, comprometendo a capacidade do mesmo.
Para diminuir os resíduos, muitas cidades adotam medidas de reciclagem. Belo Horizonte, por exemplo, desenvolveu o projeto ambiental Bolsa de Recicláveis, que ainda incentiva o uso de recursos das novas tecnologias e fomenta pesquisas para a reutilização do entulho.
A conscientização aliada à conveniência ecológica no setor da construção civil reduz, reutiliza e recicla produtos que podem ser reaproveitados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário