segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Suítes com assinatura

Estratégia das marcas de envolver o consumidor em seu lifestyle têm se estendido à hotelaria.
GESTÃO DE NEGÓCIOS Estilo de Vida
Por Estela Marchesini - 26/06/2012
Um dos 164 quartos do hotel Castillo Son Vida, em Mallorca, um dos destinos mais luxuosos da Espanha, se chama Loewe. E não é por acaso. Com diárias a partir de 1.600 euros e com mais de 100 metros quadrados, tem projeto assinado pela própria grife espanhola, conhecida por suas refinadas bolsas.
design só poderia ser puro charme. Diversas variações do marrom e predominância de couro – que a grife apregoa ser tão macio quanto o veludo – e peles deixam claro que ali existe um pedaço do universo Loewe. O mármore marrom que circunda a jacuzzi também reflete esse estilo. O transfer com limusine a partir do aeroporto completa a experiência que o hotel – e a Loewe – pretende transmitir ao hóspede.
A marca, fundada em 1846 em Madri, tem muita história para contar, e a hotelaria é uma de suas mais recentes empreitadas, para mostrar que ela sabe o que seu consumidor quer. No caso da Loewe: ficar hospedado em um hotel clássico e luxuoso, em um destino badalado do litoral espanhol.
Mas a grife não é a única a aproveitar esse recurso. Se o mercado de produtos de luxo movimentou 191 bilhões de euros em 2011, segundo estudo da consultoria Bain & Company, o de viagens de luxo é promissor: até 2020, apenas a China gerará 100 milhões de turistas, de acordo com a International Luxury Travel Market.  O gasto médio de 41% dos turistas de luxo no mundo seria de cerca de 7.000 dólares. É uma fatia da economia que não se pode desprezar. Esse mesmo instituto publicou ainda um relatório em que percebeu, depois de um ano de pesquisas, que a necessidade de personalização move esse mercado.  E, justamente por isso, as parcerias são os maiores desafios da indústria hoteleira de nicho. Dividir brand values é o mote. E aí fica fácil entender o que motiva hotéis já procurados por esse público a instaurarem uma suíte diferenciada que remeta ao universo de uma única grife: a estratégia agrega ainda mais valor e, normalmente, esse quarto especial acaba sendo um dos mais caros de toda a sua estrutura.
É o caso do hotel St. Regis New York. Não contente com uma, ele criou duas suítes design: a Tiffany e a Dior. As diárias de cerca de 8.500 dólares incluem uma garrafa de champanhe e uso livre do minibar (exceto bebidas alcoólicas). Os espaços compreendem quarto, banheiro, sala de estar e sala de jantar para oito pessoas. Inspiradas nos ateliês da Dior em Paris, a suntuosa suíte Dior possui tons de cinza, roxo e branco e é decorada com croquis do estilista que criou o New Look em 1947.
Já a suíte Tiffany só poderia ser no azul-símbolo da marca. Desenhada em conjunto com o diretor de design da grife, Emeritus John Loring, ela tem móveis brancos e louças da linha Casa da marca.
 
 Mas não são só as consumidoras a se dar bem nessa nova tendência. Os homens vão se deliciar com a suíte Jaguar. Ela é resultado de outra parceria frutífera. Desta vez, entre duas companhias que fazem parte do Tata Group: a montadora e o hotel 51 Buckingham State de Londres, pertencente à rede Taj, famosa na Índia.
São 170 metros quadrados que aludem a modelos clássicos e contemporâneos, como o lendário E-type, dos anos 60, e o CX75, carro-conceito futurista apresentado em 2010 e que só deve chegar às concessionárias dentro de dois anos.
O conceito da suíte foi supervisionado pessoalmente pelo diretor de design da Jaguar, Ian Callum. Ele cuidou de detalhes como o painel de madeira que fica na porta do quarto e o revestimento adamascado das paredes. A lareira de desenho minimalista, que remete à forma da janela dos carros, e o papel de parede personalizado também ganharam sua atenção. Tudo para garantir que o legado da Jaguar fosse transmitido ao consumidor de forma fiel e envolvente.

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