quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Como fazer pinturas decorativas


Às vezes, um cômodo não parece completo sem alguns toques decorativos. Falta uma corzinha?
Neste post especial, o blog da Cury vai mostrar três técnicas mais comuns e atuais de pintura decorativa: estênceis, texturas e faixas. É um trabalho manual em que você consegue dar um ar diferenciado ao ambiente.
Estênceis
A pintura com estêncil é a mais antiga e a técnica decorativa mais fácil. É possível criar bordas com padrões variados nas paredes, tetos, pisos e ao redor das janelas e portas. Os estênceis parecem o contrário de uma página de livro de colorir, com espaços onde o desenho estaria.
Com o tamanho de uma folha sulfite, eles são reutilizáveis, feitos de um plástico fino ou de papel grosso e estão disponíveis em lojas de material de arte ou de tinta.
Você pode fazer seu próprio estêncil também. Use um papelão fino, pode ser uma caixa de camisa. Faça um desenho, transfira-o para o papel e corte com tesoura ou estilete. Coloque o desenho sobre um pedaço de papelão pouco maior do que o próprio desenho, trace-o, e depois recorte.
Para transferir seu desenho para a parede, use fita adesiva nos quatro cantos do estêncil. Use um pincel especial para estêncil, geralmente redondo, mas de cerdas chatas, para aplicar látex ou qualquer outro tipo de tinta no espaço aberto.
Os estênceis de plástico vendidos prontos são laváveis e reutilizáveis. Já os feitos de papelão ou papel cartão durarão somente até que as suas fibras fiquem saturadas de tinta, enfraquecendo o estêncil. Aí é hora de comprar um novo ou faça um novo. O estêncil deve ficar reto contra a parede enquanto você pinta.
Efeitos de texturas
O que você pode fazer se tem uma parede que você acha “sem graça”? Se você quiser uma superfície com uma qualidade com cores e efeitos você pode! Ou mesmo se quiser tentar uma aparência envelhecida. Para isso, a textura é um boa opção de pintura.
As tintas específicas para textura são mais espessas, como massa de panqueca ou gesso molhado. Algumas são arenosas, outras não, mas todas são ideais para superfícies imperfeitas. A ideia, em muitos dos resultados, é criar uma aparência rústica. Você ainda deve lavar a superfície, raspar flocos de tinta e consertar buracos grandes e deixar as tintas de textura camuflarem as falhas.
Você pode usar ferramentas texturizadoras menos comuns na parede, como um papel encerado enrugado ou uma grande esponja. Com um pincel áspero é possível criar círculos ou rodamoinhos na pintura. O formato você escolhe. Mantenha a espessura da textura uniforme de uma seção para a outra, sobrepondo suas bordas enquanto trabalha.
Para aplicar uma tinta texturizada com grãos no teto, compre um rolo peludo longo especial ou use um pincel de cerdas sintéticas. As instruções na lata podem explicar como aplicar a tinta.
Faixas
Esse tipo de pintura está crescendo no mercado. Ele também contou que além de essa pintura ser utilizada bastante nas casas e apartamentos. Você pode pintar faixas nas paredes e nos móveis usando algumas técnicas simples.
Para faixas de largura média (geralmente de 2,5 a 12,5 cm), use um nivelador para desenhar duas linhas paralelas na parede. Siga as linhas com fita adesiva, pressionando a fita com cuidado com o polegar ou o côncavo de um colher para que a tinta não escorra para baixo dela. Use uma trincha para pintar entre as linhas de fitas adesivas. Espere até que a tinta seque ao toque, então lentamente retire a fita adesiva da parede.
Uma série de faixas finas e paralelas podem ser pintadas todas de uma vez se você estiver usando uma fita de faixa especial, o tipo usado para pintar carros, disponível em lojas de material para automóveis. A fita tem 2,5 cm de largura em geral, mas pode ter cerca de 20 cm de faixas por sua extensão. Novamente, use um nivelador para criar a linha reta. Siga a linha com a fita da faixa.
Depois vá retirando o que precisar da faixa removível do rolo, automaticamente expondo o que logo vai ser a sua faixa. A etapa final da pintura de um cômodo é a limpeza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário