quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Truques de Efeito


Por Chris Campos
Um dos dilemas de quem acaba de comprar um apartamento é a falta de verba para deixar o lar do jeitinho sonhado. Entre os “clássicos” adiados para um segundo tempo (devido aos valores exorbitantes) entram: armários embutidos, equipamentos eletrônicos, mobiliário extra, além da famosa cozinha planejada… O que poucos moradores de primeira viagem se dão conta é que dá para improvisar luxuosamente em casa. Uma pintura com efeitos especiais, por exemplo, não custa caro e tem efeito imediato na decoração da casa. Ainda não tive coragem de repetir no meu próprio domicilío (em eterna metamorfose), mas adoro a idéia de pincelar teto e paredes com a mesma cor. Claro que não estamos falando do tradicional branco total. Outro dia vi uma foto de um ambiente em que teto e uma das paredes eram pincelados de preto. Com os móveis branquinhos como acompanhamento, o efeito não poderia ficar mais glamoroso.
Ainda não dá para comprar a geladeira luxuosa de duas portas? Improvise fazendo melhorias na geladeira antiga. Revestir o eletrodoméstico inteiro com papel de parede ou adesivo do tipo Contact (com uma estampa incrível, por favor!) deixa a peça como nova e, melhor, exclusiva! A sonhada cozinha planejada pode ficar muito divertida equipada apenas com prateleiras e móveis soltos: cristaleiras e livreiros, entre eles. Se você optar por revestimentos diferentes nesse ambiente (cimento nas paredes e no chão ou um piso de ladrilho hidráulico e paredes pintadas, sem azulejos) o efeito fica ainda mais bonito.
Enquanto os móveis novos da sala não cabem no orçamento, invista em cortinas deslumbrantes, em um tapete lindo ou em um lustre cinematográfico. Depois de um tempo habitando a casa nova, e com o entorno já resolvido, fica até mais fácil a tarefa de escolher um novo sofá ou a mesa de jantar que você sempre quis ter para receber os amigos.
Mais reciclagens? Aproveite o que você já tem no “enxoval” e mude tudo de lugar. Leve o armário do quarto para o escritório, coloque a escrivaninha na sala, traga a sua poltrona favorita para o quarto. Às vezes enjoamos da disposição das peças, sempre da mesma forma, e não do objeto propriamente dito.
E se eu tiver de apontar apenas um investimento que vale um crediário, fico com a cama. Comece por ela e aproveite para escolher ao menos dois bons jogos de lençóis, do tipo deliciosos ao toque, para embalar suas noites – que, bem dormidas, sempre rendem boas idéias. Inclusive na hora de decorar seu apartamento novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário