Olhe
para a sua prateleira de produtos a venda e identifique se nela tem itens cujo
o preço está atrelado a cotação do dólar, mesmo que parcialmente.
Se
sim, dê uma avaliada no seu estoque e veja o quanto ainda tem para ser vendido.
Calcule
o quanto o faturamento desses produtos representa do total das suas vendas
mensais, se for bastante, se prepare para aumentar preços, isso será
inevitável.
Ontem
tivemos o dólar fechando o dia
com a cotação em R$ 2,29. Era para ser maior, só não foi graças ao Banco
Central que vendeu dólares para acalmar o mercado, já que em determinados
momentos a cotação ultrapassou a barreira dos R$ 2,50.
Várias
negociações de importação e exportação foram suspensas pelo fato de ninguém
saber qual seria o valor do dólar para fechamento dos contratos, tamanha foi à
oscilação.
Se
considerarmos que o dólar em 1/08/08 era comercializado pelo valor de R$ 1,55 e
ontem fechou o dia sendo vendido por R$ 2,29, faça as contas, a diferença de R$
0,74 representa um aumento real no custo das mercadorias vendidas de 47,74%, se
elas forem importadas e conseqüentemente seguirem a variação do dólar.
Dá pra
subir 47% de um dia para outro? Impossível!
Algumas
alternativas:
1) Se
tem estoques, e já estão pagos, absorva parte destes ganhos, aumente um pouco
os preços, coloque dinheiro em caixa, e passe a cotar diariamente seus
fornecedores, faça compras menores, pois a tendência são as vendas diminuírem.
2) Se
não tem estoques tente dividir o prejuízo com o seu fornecedor, pois, ele pode
ter estoques comprados e pagos quando o dólar era R$ 1,55, com isso você
repassa menos para os preços.
3) Se
tiver que comprar e pagar com o valor do dólar do dia, e ele se mantiver neste
patamar ou acima de R$ 2,29, calcule o seu preço de venda, veja se é possível
uma redução de margem de lucro, se for possível faça.
4) Uma
alternativa importante, mas que nem sempre é viável é a substituição por
produtos que não tenham tanta dependência do dólar, mesmo que você fuja um
pouco da sua proposta de negócios, se conseguir manter as vendas será válida
como medida emergencial.
5)
Esteja atento ao comportamento dos consumidores, se as vendas caírem muito,
avalie a necessidade de realizar ajustes de estrutura como forma de reduzir
despesas fixas.
6)
Fique de olho no ponto de equilíbrio do seu negócio, se as vendas não atingirem
o patamar mínimo necessário significa que naquele mês você terá prejuízo, isso
sim é sinal de problemas pela frente.
Se
você estiver preparado para gerenciar o seu negócio saberá o momento correto de
tomar as decisões e isso fará toda a diferença perante os concorrentes.
O
momento é de estar a postos e bastante bem informado!
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