segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Aumentar os preços, como?


Olhe para a sua prateleira de produtos a venda e identifique se nela tem itens cujo o preço está atrelado a cotação do dólar, mesmo que parcialmente.
Se sim, dê uma avaliada no seu estoque e veja o quanto ainda tem para ser vendido.
Calcule o quanto o faturamento desses produtos representa do total das suas vendas mensais, se for bastante, se prepare para aumentar preços, isso será inevitável.
Ontem tivemos o dólar fechando o dia com a cotação em R$ 2,29. Era para ser maior, só não foi graças ao Banco Central que vendeu dólares para acalmar o mercado, já que em determinados momentos a cotação ultrapassou a barreira dos R$ 2,50.
Várias negociações de importação e exportação foram suspensas pelo fato de ninguém saber qual seria o valor do dólar para fechamento dos contratos, tamanha foi à oscilação.
Se considerarmos que o dólar em 1/08/08 era comercializado pelo valor de R$ 1,55 e ontem fechou o dia sendo vendido por R$ 2,29, faça as contas, a diferença de R$ 0,74 representa um aumento real no custo das mercadorias vendidas de 47,74%, se elas forem importadas e conseqüentemente seguirem a variação do dólar.
Dá pra subir 47% de um dia para outro? Impossível!
Algumas alternativas:
1) Se tem estoques, e já estão pagos, absorva parte destes ganhos, aumente um pouco os preços, coloque dinheiro em caixa, e passe a cotar diariamente seus fornecedores, faça compras menores, pois a tendência são as vendas diminuírem.
2) Se não tem estoques tente dividir o prejuízo com o seu fornecedor, pois, ele pode ter estoques comprados e pagos quando o dólar era R$ 1,55, com isso você repassa menos para os preços.
3) Se tiver que comprar e pagar com o valor do dólar do dia, e ele se mantiver neste patamar ou acima de R$ 2,29, calcule o seu preço de venda, veja se é possível uma redução de margem de lucro, se for possível faça.
4) Uma alternativa importante, mas que nem sempre é viável é a substituição por produtos que não tenham tanta dependência do dólar, mesmo que você fuja um pouco da sua proposta de negócios, se conseguir manter as vendas será válida como medida emergencial.
5) Esteja atento ao comportamento dos consumidores, se as vendas caírem muito, avalie a necessidade de realizar ajustes de estrutura como forma de reduzir despesas fixas.
6) Fique de olho no ponto de equilíbrio do seu negócio, se as vendas não atingirem o patamar mínimo necessário significa que naquele mês você terá prejuízo, isso sim é sinal de problemas pela frente.
Se você estiver preparado para gerenciar o seu negócio saberá o momento correto de tomar as decisões e isso fará toda a diferença perante os concorrentes.
O momento é de estar a postos e bastante bem informado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário