terça-feira, 30 de outubro de 2012

Fama, dinheiro e sucesso financeiro


Carreiras alicerçadas em habilidades excepcionais, quase que inatas, que se destacam dos demais, geralmente são agraciados com fama, sucesso e fortuna.
O sucesso para os famosos vem acompanhado de momentos de euforia, alegria, mas também de muita apreensão, pois, repentinamente saem do anonimato para o estrelato e isso transforma de tal maneira a vida deles que muitos se confundem.
Para esse vencedor, o que mais interessa e se dedicar de corpo e alma na sua carreira, como ele sempre fez, sem ter que se preocupar com mais nada, só assim ele conseguirá desenvolver a sua capacidade criativa e manter o seu desempenho.
Ocorre que o sucesso cobra um preço, que não pode ser pago com o dinheiro acumulado, ele priva da liberdade e traz a preocupação de como fazer para lidar com este mundo novo com o qual o vencedor não está acostumado.
Apenas como exemplo, analise a situação dos dez maiores jogadores de futebol revelados no Brasil nos últimos 10 anos. Quase que a totalidade veio de família simples, com as mínimas condições financeiras e repentinamente conquistaram contratos que colocaram em suas contas correntes valores entre 10 e 50 milhões de reais.
Aí começam os problemas, muito dinheiro, fama, assédios diversos e pouca ou quase nenhuma experiência para lidar com toda essa fortuna conquistada.
Geralmente a gestão destes recursos é confiada a familiares e amigos que também não tem preparação para assumir tais responsabilidades.
A partir daí o filme que assistimos é uma reprise dos erros em série, decisões de investimento totalmente arbitrárias, sem a mínima coerência financeira e que só dilapidam o patrimônio conquistado.
As carreiras com vida curta, como as do jogador de futebol, que duram em média 15 anos, sofrem mais os impactos financeiros dos erros nas decisões de investimento.
Se a visão for fatiar o patrimônio acumulado, a cada nova necessidade, sem um planejamento, um dia ele irá acabar, fatalmente.
Carreiras com decisões financeiras corretas, cujos gastos sejam adequados aos rendimentos obtidos mensalmente, tem maiores chances de permitir uma aposentadoria tranqüila e com conforto desejado.
Independente do tempo que irá durar a carreira, a fama e o sucesso o dinheiro que esses profissionais ganham quando estão no auge é o suficiente para montar um plano de investimento que lhes permitam rendas mensais de, no mínimo, R$ 100.000,00 reais/mês, para o resto da vida, fora a valorização dos bens que serão adquiridos.
A ajuda a familiares (pais e irmãos) é sempre um grande dilema, pois, qual é a medida correta do auxilio financeiro a ser adotada?
 Tudo dependerá do valor da fortuna acumulada e da necessidade de cada um. O que precisa ficar claro é que a vida dos familiares terá que seguir de forma independente e que eles não poderão viver na sombra do artista para sempre.
Um grande exemplo de sucesso na gestão da carreira, com a participação da família é o da cantora Ivete Sangalo, que tem os irmãos diretamente envolvidos no comando da empresa Caco de Telha e cujo patrimônio estimado, superior a 50 milhões de reais, cresce ano a ano. Esse é um raro exemplo de família que evoluiu junto com o artista.
Aí sim dá certo, a família se beneficia do dinheiro num primeiro momento, para em seguida trabalhar numa empresa criada que garantirá uma remuneração também para eles, alem de contribuir para o aumento da fortuna acumulada.
A lista de personalidades ilustres que conquistaram fortuna e gastaram tudo é infinitamente maior do que os que conseguiram mantê-la.
O sucesso financeiro pede primeiro uma fonte de receita, segundo uma boa gestão e terceiro de prudência nos gastos. Isso também se aplica as grandes fortunas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário