terça-feira, 30 de outubro de 2012

Quando o sucesso pode depender do fracasso


Quando escrevi o artigo “O fracasso como ponto de partida” em novembro de 2006, o objetivo era compartilhar com o leitor o meu ponto de vista sobre a importância dos insucessos profissionais ao longo da carreira e do exercício do empreendedorismo.
O blog do Empreendedor estava no seu terceiro mês de vida e nem sabia ao certo quanto tempo ele ficaria no ar, mas arrisquei ao colocar este título, pois era exatamente sobre o que gostaria de escrever.
Passados três anos e nove meses, resolvi revisitar o artigo, com a idéia de fazer referência a ele num novo texto que estou editando sobre o tema.
Para minha surpresa, vi que ele foi lido por apenas 937 pessoas ao longo de três anos e nove meses, ao contrário de outros de artigos editados no blog que superaram a marca de 9.000 leitores.
É interessante como o brasileiro tem medo do fracasso, seja na vida real ou num simples artigo.
Isso é o que chamo de bloqueio com múltiplas origens, fruto de um modelo educacional inadequado, associado a uma prática de empreendedorismo com bases empíricas, as pessoas não são preparadas para criar negócios e sim procurar empregos.
Entendo que a nossa sociedade precisa mudar e se tornar mais tolerante com o fracasso, só assim estaremos verdadeiramente apoiando as iniciativas empreendedoras ao considerar os insucessos como degraus para a implantação de empresas vitoriosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário