quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Aprenda a fazer o orçamento de canteiros de obras



Fonte: PINIweb
Orientações são relevantes para diminuir o custo de instalações e serviços
Na elaboração de orçamentos para construção de edificações, os itens principais de serviços "Instalações de Canteiro" e "Serviços Técnicos e Administrativos Operacionais da Obra" são relevantes em relação ao custo total da construção. Seus pesos percentuais representativos de custos variam de 3% a 5% para as instalações e de 10% a 20% para os serviços.

As informações técnicas que subsidiam suas estimativas são fornecidas pelo setor técnico de produção da construtora, e em alguns casos também pelos técnicos da incorporadora no que diz respeito a prazo, qualidade e custo.

Instalações de canteiro 
É fortemente recomendável a realização de projeto para a implantação do canteiro da obra, que deve contemplar as quantidades e as medidas de tapume, barracões, silos, equipamentos de produção, andaimes, torres para transportes, equipamentos de proteção e segurança. Esse projeto deve ser desenvolvido pelos engenheiros responsáveis pela construção da edificação, com a participação do mestre e do encarregado da obra, por se tratar de profissionais com experiência prática de canteiro para avaliar as questões críticas que possam ocorrer no decorrer da construção.

Cabe à equipe técnica, em conjunto com o orçamentista, a relação custo-benefício na avaliação da compra ou locação de equipamentos e sistemas do canteiro, considerando o prazo de execução, as facilidades de deslocamentos, os custos com manutenção, os reaproveitamentos, a possibilidade de revenda após a sua utilização.

Em relação às instalações provisórias de canteiro, é recomendável sempre que possível projetá-las para que a sua execução seja para utilização definitiva, reduzindo custos e prazos. Por exemplo, a execução das instalações de rede de água, luz, esgoto e gás definitivas em vez das provisórias. A execução de muros de divisas do terreno definitivas reduz custos com tapumes, assim como os gradis e muretas de segurança definitivas de projeto nas escadas e varandas reduzem custos com as proteções provisórias. A execução das alvenarias de periferia nos pavimentos das edificações permite a redução dos custos com serviços de proteção de pedestres, beneficiando também o empreendimento.

Serviços Técnicos e Administrativos Operacionais
Considerando a importância desses serviços pela representatividade dos custos e pelas características dos itens, é necessária uma análise crítica no dimensionamento da equipe para garantia de qualidade do empreendimento, assim como para a otimização dos custos. Seus componentes praticamente não estão associados à produção dos serviços dos projetos arquitetônicos e complementares.

As especificações para esses serviços, assim como seu dimensionamento, cabem à equipe de produção de construção e ao orçamentista, com subsídios do mestre e encarregados pela experiência prática desses profissionais.

Uma grande parcela desses custos está associada ao prazo da obra. Dessa forma, é relevante que sempre que possível a construção do empreendimento e desses serviços sejam determinados no seu prazo técnico ótimo. O acréscimo de um ou mais meses resulta em acréscimo de custos operacionais, não sendo possível a sua compensação. Por outro lado, a redução de um mês ou mais resulta em economia dos custos operacionais para o empreendimento.

Conhecimento técnico
As instalações de canteiro e os serviços técnicos e administrativos operacionais não são obtidos pelos levantamentos dos projetos arquitetônicos e complementares do empreendimento. Eles resultam do conhecimento técnico da equipe de produção para o adequado dimensionamento operacional na implantação do canteiro da obra, no dimensionamento e definição de equipamentos e ferramentas, assim como da equipe operacional para a execução da obra.

Considerando sua importância técnica e financeira, é fundamental que as definições de processos, seleção de pessoal e dimensionamentos estejam associados à qualidade da obra, ao prazo de execução, aos seus custos e riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário