quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Decoração para leigos: livro ensina primeiros passos para cada ambiente


Decorar a casa do jeitinho que a gente gosta é uma delícia, mas para quem não tem experiência na função, uma dúvida pode colocar todo o processo em risco: afinal, por onde começar?
Fomos buscar a resposta no novo "Pequeno livro de decoração" (Versus Editora), escrito pela especialista Elaine Hipólito. Na lista abaixo, destacamos as dicas mais úteis e práticas que a autora separou para cada ambiente. Anote e inspire-se!
Sala
Para os marinheiros de primeira viagem, o melhor jeito de decorar esse espaço é adotando um estilo contemporâneo, pontuado com peças retrô ou vintage, duas tendências em alta. Como na foto ao lado, o elemento de inspiração antiga pode ser o lustre. Nesse caso, a peça é bem ampla e redonda, com um pé lá no futurismo dos anos 60. Esculturas e móveis de demolição também podem ser usados. As paredes claras, segundo a autora Elaine Hipólito, realçam quadros e outros objetos pendurados que podem ser facilmente substituídos de acordo com o clima da casa. Um tapete em harmonia com o piso e os móveis dá o toque final.
Quarto
"Conforto e privacidade são as palavras-chave para descrever esse ambiente, por isso, selecione itens absolutamente capazes de transmitir essas ideias", alerta Elaine Hipólito.Nas paredes, cores frias em tons bem suaves dão uma atmosfera de tranquilidade. Além da luz principal, abajures para leitura conferem charme e praticidade ao quarto. Dois tapetes nas laterais da cama evitam que os pés toquem o piso frio na hora de levantar. Isso ou um carpete macio cobrindo todo o quarto.
Cozinha
Para esse ambiente, Elaine Hipólito recomenda quatro maneiras de dispor os móveis e eletrodomésticos. Em formato de U, a pia deve ficar no centro, com o fogão de um lado e a geladeira na parede oposta. No modelo L, a pia forma um ângulo reto com o fogão e a geladeira. Se o formato da cozinha for em corredor, a disposição das peças deve ser lado a lado - essa é a melhor alternativa para aproveitar ao máximo uma cozinha estreita. Já a cozinha em ilha tem um balcão central que pode abrigar o fogão, deixando mais área livre. No piso, a dica é optar por materiais que não absorvem muita sujeira, como granito e porcelanato. Se o objetivo for caprichar no design, materiais de demolição dão toque rústico. O paneleiro de teto completa o trabalho.
Banheiro
Pisos não polidos, como o porcelanato natural, são ideais para esse ambiente já que, além de bonitos, são antiderrapantes. "Vale a pena investir na qualidade dos materiais (torneiras, saboneteiras, porta-papel higiênico). Além de valorizar o ambiente, duram mais", avisa Elaine Hipólito, autora do "Pequeno livro de decoração". Mais uma dica da especialista é adotar espelhos de, no mínimo, seis milímetros de espessura. Eles evitam que as imagens se deformem e dão profundidade. Bancadas e armários sob medida deixam o ambiente mais prático e as portas de correr economizam espaço.





Nenhum comentário:

Postar um comentário