quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O Empreendedor Monotarefa


Recentemente li um artigo com o título ” O Empreendedor Multitarefa”,onde o autor defendia a tese que diante da evolução atual dos negócios, da globalização, das novas tecnológias existentes e da extrema competição entre as empresas por maiores fatias de mercado surge a necessidade de um “Novo Empreendedor”.
Este ser deverá estar conectado 24 horas por dia, ser capaz de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, coordenar vários projetos simultâneos e só então estará pronta uma versão 2010 de um Empreendedor Competitivo, ou seja, o “Empreendedor Multitarefa”.
Confesso que o texto não me convenceu muito, pelo contrário, me causou um certo repúdio.
A descrição que ele fez mais parece um novo computador que comprei, esse sim, traz dentre as suas principais capacidades a de ser Multitarefa, responde aos comandos em frações de segundos, está sempre operante e não erra nunca, foi concebido para essa finalidade, e quando forem criados novos programas que ele não seja capaz de processar estará obsoleto e fatalmente será trocado.
Na minha opinião entramos nos últimos anos numa espiral negativa, onde o que está no ar é um forte apelo para vender novas e frágeis teorias, através de livros, cursos e palestras que só servem para nos confundir.
Que me desculpe o nosso nobre autor, mas quero continuar a ser um Empreendedor Monotarefa, realizar uma atividade de cada vez, me concentrar no meu negócio, quando uma pessoa vier conversar comigo estarei atento ao que ela disser, dirigir sem me preocupar os mail que apitam a todo instante no celular (mais essa!).
Enfim, uma versão inacabada de um Empreendedor, com todos os seus erros e acertos, porém, livre para decidir o que quer fazer com a sua vida, com seu negócio, sem ficar refém dessas cobranças descabidas de que tenho que ser o melhor a todo momento, seguindo padrões e regras nas quais não creio.
Em evolução? Sempre!
Em busca de novos conhecimentos? A todo instante!
Mas me reservando o direito de apertar a tecla OFF quando julgar necessário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário