quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Seja Prático!



A falta de definição clara dos rumos a seguir é como uma nuvem negra que paira nos céus das pequenas empresas e turva a mente e o cérebro de todos.
A praticidade nas ações diárias simplifica o discurso, torna mais fácil o entendimento da mensagem que precisa chegar à equipe, que é quem efetivamente constrói o resultado.
O empreendedor é o gestor maior e como tal deve se comportar. Negócios de sucesso têm a frente pessoas visionárias, acompanhadas de um forte senso prático.
A estruturação de uma empresa pode ser realizada de várias formas, um modelo de sucesso que vem ganhando força ultimamente é considerar as diferentes dimensões que se interelacionam no ambiente interno e externo.
Como sugestão, considere as dimensões Pessoas, Sócio-ambiental, Negócios e a Financeira. Abaixo desses tópicos encaixe tudo o que você faz e que tenha relevância, desça ao grau de detalhamento necessário, ou seja, aquele que permita o correto entendimento, por mais simples e básico que seja o nível de estudo dos seus colaboradores.
Mapeadas todas as ações desenvolvidas por dimensão e ajustadas às interligações entre elas, cada colaborador deverá conhecer o “quebra-cabeças” do negócio e saber qual peça ele é neste jogo, entender o que é esperado dele, quanto ele custa para a empresa e quanto ele pode e deve gerar de retorno.
De forma figurada, seria interessante que eles recebessem uma cartilha com o seguinte título: “COMO CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DA EMPRESA E CRESCER JUNTO”, ali estaria uma síntese do que é mais importante e diria até vital para a sobrevivência. Sou um adepto das regras claras. Isso gera obrigações para ambas as partes.
Estabeleça uma fatia interessante do lucro líquido (a partir de 25%) e a distribua entre os empregados, isso aumenta o comprometimento e muda a percepção da equipe com relação à valorização do time.
Estimule as sugestões, crie uma premiação em função da relevância da idéia. Torne público os vencedores, todos querem ser reconhecidos numa competição saudável.
Tome cuidado para esse exercício não ficar muito filosófico, recorde-se ao título desse artigo: “ SEJA PRÁTICO”, e para isso nada melhor do que começar a discussão pela última linha do DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício, ou seja, o Sr. Lucro Líquido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário