segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O empreendedor – o inicio da história


Cansado de tanto esperar pelo melhor momento para tirar suas idéias do papel, o futuro empreendedor decidiu que aquele dia seria o divisor de águas na sua vida e que marcaria o início de uma nova fase que ele havia planejado e faltava coragem para por em prática.
O que aconteceu que ele partiu desta forma, sem titubear e decidido a não mais olhar para trás em busca de respostas para os seus medos e anseios?
Creio que as pessoas que estão carregadas de propósitos e idéias, um dia transbordam em pensamento e abrem mão do porto seguro (que só existe no imaginário) e partem para viver uma nova realidade recheada de desafios que é o mundo empreendedor.
É comum a decisão de empreender ser tomada antes de se encontrar um negócio no qual valha a pena investir tempo e dinheiro.
Mas o nosso futuro empreendedor acreditava que o caminho da preparação para um negócio próprio era uma via comum e que teria que ser trilhada qualquer que fosse o ramo de atividade que viesse empreender, e assim seguiu em frente sem medo de se entregar a essa longa construção.
Acredito que ele estava certo, também penso assim, um modelo de negócios vitorioso se aplica em diferentes nichos de mercado, a partir de pequenas adaptações.
Na busca da sua oportunidade empreendedora o desbravador encontrou muitas propostas de supostos “negócios da China”, mas poucos resistiram a lista de testes que ele desenvolveu.
A lista de verificação aplicada nada mais era do que pré-requisitos que deveriam ser atendidos , que iam desde o teto da sua disponibilidade financeira para o investimento, passando pelo limite da sua capacidade para gerir aquele negócio, chegando a uma síntese dos princípios fundamentais que deveriam ser respeitados.
Pode parecer meio filosófico, mas ele acreditava que empreender tendo como objetivo principal o ganho financeiro era um propósito medíocre, o que não seria suficiente para sustentar a sua motivação.
 Era necessário um algo a mais, como combinar realização profissional com satisfação pessoal, só assim estaria em condições de suportar os momentos difíceis que todo empreender está sujeito a passar, mantendo a crença nas suas escolhas.
O que ficava muito claro para ele, a cada dia que passava, é que as decisões eram sempre difíceis, mas precisavam ser tomadas, por mais duras e radicais que fossem.
Sem um posicionamento firme não seria possível realizar a transição de uma vida de emprego para um ambiente de autonomia e empreendedorismo.
Assim começou uma história que  estará recheado de situações reais vividas pelo nosso futuro empreendedor e também por aqueles que decidem assumir o destino das suas vidas, abrir seu próprio negócio e dar início a construção do seu legado.
Serão momentos de indecisão, insegurança, medo do desconhecido, encontro com o fracasso, mas recompensados pelas conquistas e vitórias.
O meio e fim ficará a cargo da imaginação de cada um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário