quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Prudência Empreendedora


Um pouco de prudência é bom, o excesso paralisa.
Prudência e empreendedorismo parecem não combinar, um freia o outro acelera.
Mas na realidade são complementares na construção de uma empresa de sucesso.
Como dosar então?
Dar conselhos sobre prudência é algo muito complexo, pois estará sempre contaminado pela ótica e ideologia de quem aconselha.
Neste caso prefiro um exemplo que facilita mais o entendimento.
 Imagine um habilidoso jogador de golfe que está a uma distância considerável do buraco que tem que acertar, cabe a ele, somente a ele dosar a força que deve dar a tacada e também a direção que entende ser a melhor em função da posição do vento e da bola. 
O acerto é muito mais do que um ato de sorte, exige centenas de tacadas repetitivas para aprimorar o físico e aumentar a sensibilidade que ajudará a moldar cada jogada em particular.
Tacadas de longa distância pedem ousadia e força por parte do golfista, o objetivo é aproximar ao máximo a bola do buraco.
Tacadas de pequena distância necessitam ser prudentes, porém precisas. O alvo estará logo a frente é só interessa o acerto.
De forma análoga, nos negócios, saber distinguir quando usar uma tacada longa e o melhor momento para uma jogada curta é fundamental. Trabalhar a alternância entre as duas aproxima o jogo da vitória.
Empreendedores iniciantes não costumar ter muita noção de força e distância, precisão e prudência, eles querem bater na bola, não importa para onde ela irá.
Vejo negócios sendo implantados sem o mínimo de tempo para amadurecer a ideia.
Acompanhei um caso recente que para mim que foi o recorde absoluto.
Da concepção da ideia a implantação demorou apenas 120 dias para a empresa estar com as portas abertas, em plena atividade.
Dois meses depois a empresa já estava fechada e todos os moveis e equipamentos a venda. O empreendedor se arrependeu da escolha. Foram R$ 100.000,00 perdidos.
Se esse empreendedor tivesse refletido e pesquisado um pouco mais sobre sua escolha teria economizado seus recursos financeiros e quem sabe refinado melhor a sua ideia o que aumentaria suas chances de triunfar no novo negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário