segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Trem de Alta Velocidade, oportunidade a mil!


O Trem Bala que ligará a cidade de São Paulo/SP ao Rio de Janeiro/RJ está cada dia mais próximo de se tornar realidade.
Desde o anuncio da ideia em 2008 várias etapas já foram cumpridas. A mais recente foi a conclusão de estudo realizado por uma empresa inglesa especializada no assunto, sob encomenda do governo federal, o qual comprova a viabilidade econômico-financeira do projeto, que estima transportar até 31 milhões de pessoas por ano.
A estação principal deverá ser no Campo de Marte em São Paulo, com dois eixos regionais, São Paulo – Campinas e São Paulo – Rio de Janeiro, trajetos estes que devem concentram a maior parte do fluxo de passageiro.
Estão previstas oito estações ao longo dos dois trajetos, no eixo São Paulo – Rio de janeiro está prevista uma parada em São Jose dos Campos/SP, talvez em Aparecida do Norte/SP e numa cidade do interior do estado do RJ (a definir Volta Redonda ou Barra Mansa), chegando ao Rio de Janeiro/RJ,
O investimento total previsto é de US$ 15 bilhões e a expectativa de conclusão é para 2014, antes da abertura da copa do mundo no Brasil.
Serão algo em torno de 60 mil pessoas por dia que utilizarão os serviços de transporte, é muita gente em trânsito, com dinheiro no bolso, consumidores em potencial.
Pensemos juntos algumas em situações que poderão ocorrer:
Qualquer paulistano que hoje gaste mais do que 30 minutos no trajeto de casa ao trabalho no centro da cidade de São Paulo, poderá se mudar com sua família para as cidades de São José dos Campos ou Campinas e ir trabalhar no centro da capital paulista consumindo os mesmos 30 minutos no trajeto cidade – capital utilizando o trem bala.
Qualidade de vida, com um custo de moradia menor, deixando para traz o stress do trânsito.
Se considerarmos, por exemplo, que a região metropolitana de Campinas é composta por 19 cidades, esse imigrante da capital paulista poderá residir numa dessas 19 cidades e curtir uma pacata vida interiorana, se juntando a uma população estimada em 2.633.523 habitantes, segundo IBGE 2007 com um PIB de R$ 58 bilhões/ano.
Na via inversa, essa mesma população da região metropolitana de Campinas/SP que receberá os imigrantes paulistanos poderá nos finais de semana ir à cidade de São Paulo, em 20 ou 30 minutos, fazer compras, assistir a uma boa peça de teatro e jantar, tomar um bom vinho e ao final retornar sem se preocupar com a lei seca.
Outra hipótese seria sair de Campinas/SP no sábado de manhã, e ir curtir uma passeio cultural na cidade do Rio de Janeiro, com direito a uma praia, se for no verão.
São Paulo e Rio de Janeiro já são grandes metrópoles, estão com suas economias consolidadas, mas nem por isso deixarão de ser beneficiadas, no mínimo serão menos carros nas ruas e mais turistas para apreciar beleza das duas grandes metrópoles.
Já as demais cidades, diria que, a cada estação teremos pelo menos mil oportunidades de negócios a espera de novos empreendedores.
Para quem se habilitar, o tempo estará a favor, serão de três a cinco anos para estudar, pesquisar e se preparar para se tornar um empreendedor de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário