segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Nação Empreendedora


Uma nação empreendedora aflora quando conjugamos investimentos em educação, poupança interna e acesso as oportunidades de empreender, indistintamente.
O futuro de um país passa pela qualidade dos seus governantes, que influenciam diretamente e indiretamente todos os pontos fundamentais para a construção de uma nação respeitada e de um povo conhecedor dos seus direitos e deveres.
Governantes fracos tendem a desvirtuar os valores e conceitos básicos tão necessários para um país, como a ética e o compromisso com a verdade.
Com relação ao nosso presidente atual sempre me perguntei o que as pessoas acham de seus posicionamentos em defesa de indivíduos que comprovadamente estão do lado contrário quando pensamos nas contribuições individuais para a construção de uma nação séria.
Em recente artigo no Jornal Valor Econômico, com o título “A sorte de Lula desde o início” o autor explora o fato de que muitos dizem que o presidente fala o que o povo quer ouvir e apresenta dois episódios nos quais, através de uma pesquisa realizada chega-se a conclusão que não é bem assim.
A pesquisa foi realizada um julho/09, com mil entrevistados adultos, e as perguntas abordaram dois temas polêmicos:
A) Com relação a afirmação de Lula de que o ex-presidente Sarney era uma pessoa especial e por isso não deveria ser tratado como uma pessoa comum, devido a sua história, 78% dos entrevistados discordam da afirmação de Lula e entendem que Sarney deveria ser tratado com qualquer outro cidadão.
B) A segunda abordagem da pesquisa diz respeito aos programas sociais, recentemente Lula afirmou que era necessário aumentar os impostos para custear programas sociais como o Bolsa Família. Na entrevista 67% da população também não concorda com a afirmação e entende que o melhor para população pobre é que o governo reduza os impostos e tenha menos funcionários públicos. Como isso o preço dos produtos diminui.
Fico feliz ao saber que as pessoas estão mais críticas com toda a onda de escândalos e espero que isso reflita nas urnas, nas próximas eleições, precisamos decididamente iniciar um processo de depuração dos nossos representantes e buscar pessoas que tenham o mínimo de compromisso com seus eleitores.
Uma fórmula a ser praticada seria:
• Investimento maciço em educação, principalmente no fundamental e médio
• Menos impostos = maior crescimento das empresas = mais empregos
• Mais dinheiro no bolso das pessoas = maior liberdade para gastar ou poupar
• Mais poupança = segurança para investir num negócio próprio, se for o caso.
• Quanto mais iniciativas empreendedoras = menos necessidade de assistencialismo por parte do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário