segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Quando a persistência faz a diferença


O mundo empresarial se divide entre os que comandam e os comandados, em termos salariais as diferenças, no Brasil, chegam a 40 vezes, isto é, se um trabalhador na base da pirâmide recebe R$ 1.000,00 por mês o seu vice-presidente receberá em torno de R$ 40.000,00.
Considerando o nível de qualificação dos que comandam e dos comandados, a trilha do conhecimento que os separam vem se encurtando ao longo do tempo. Nunca houve tanta facilidade para estudar, seja presencial ou à distância. Isso é uma boa notícia para todos e principalmente para as empresas que prezam seus talentos.
Os comandados já perceberam que, se no seu planejamento da carreira o objetivo for atingir o topo da pirâmide salarial, além de ter o melhor desempenho individual eles terão que investir em qualificação e buscar o aprendizado de forma continua, seja através de cursos de curta duração, graduação, mestrado ou doutorado, neste ponto eles estão fazendo bem o dever de casa.
Por outro lado, os comandantes atentos tem apoiado seus comandados na busca de novos conhecimentos e competências, através de incentivos financeiros e disponibilização de cursos “in company”.
Quando o eixo da gestão da empresa gira em torno da busca do conhecimento como uma vantagem competitiva, comandantes ascendem a líderes e comandados passam a almejar um posto de liderança, caminho natural para aqueles que adquirem conteúdo e conhecimentos de qualidade e já comandam o seu próprio destino profissional.
Convencer cada empregado a liderar sua carreira é um passo importante para que ele se integre ao grupo, seja respeitado por suas próprias opiniões e tenha interesse em compor uma equipe com objetivos comuns.
Os ganhos são em escala, a empresa cresce, o profissional ascende profissional e socialmente e com isso tem melhores condições de educar seus filhos, que por sua vez integrarão o mercado de trabalho em condições melhores que seu pai e a evolução da nossa sociedade agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário